melhor motor para instalação de portão eletrônico

Como definir qual é o melhor motor para instalação de portão eletrônico em um portão deslizante?

By: | Tags: , , | Comments: 0 | agosto 3rd, 2017

Saiba como identificar o melhor motor para instalação de portão eletrônico:

Diversos clientes, ao entrarem em contato conosco a respeito de instalação de portão eletrônico, nos questionam sobre qual é o melhor motor para instalação de portão eletrônico em um portão deslizante.

Tomaremos como referência os automatizadores deslizantes da marca Unisystem (Garen), subdividindo-os nas linhas residencial, comercial e industrial.

Primeiramente, devemos verificar qual será a aplicação do automatizador, por exemplo, será instalado em uma residência? Empresa? Condomínio? Hotel? Saber isso é necessário para que possamos recorrer à tabela (logo mais abaixo) correta, ao contrário do que muita gente pensa, não é somente a potência do automatizador que importa, mas sim todo o seu projeto, itens como rolamentos, engrenagens e matérias usados na fabricação são de fundamental importância para uma longa vida útil do equipamento.

Então, se já sabemos qual será a aplicação, estamos próximos de definir qual melhor motor para instalação de portão eletrônico. Sendo assim, seguiremos 3 etapas com os seguintes questionamentos:

Etapa #1 – A primeira pergunta que devemos fazer é qual será o pico de acionamentos dentro de uma hora durante o dia, ou seja, no horário com mais entradas e saídas do dia, quantas vezes o automatizador será acionado?

Etapa #2 – A segunda pergunta é qual o tamanho do portão em metros e quantos quilos ele tem, estes números não precisam ser exatos, mas sim estimativas aproximadas.

Etapa #3 – E a terceira e última pergunta, em quanto tempo você deseja que o portão abra, se esta for uma prioridade sua.

Com estas respostas em mãos vamos para as tabelas de cada linha: residencial, semi industrial e industrial.

Linha de automatizador residencial

Esta linha de motores, como o próprio nome diz, é indicada para residências e até mesmo pequenas empresas e pequenos condomínios. O chassi deste motor é em alumínio tornando a máquina muito mais leve.
O acesso fácil ao conjunto de redução agiliza a manutenção e para maior segurança, o destravamento do motor é feito com chave codificada.

Com as informações coletadas anteriormente, vamos diretamente na linha da informação, que são essas:

  • Quantidade de ciclos/hora para 3 metros.
  • Velocidade nominal em metros por min.
  • Peso máximo do portão em Kg.

Exemplo:

Precisamos de um movimentador de portão para uma residência, o qual será acionado no máximo 10 vezes por hora, sendo que o peso do portão é 450kg e gostaríamos de abri-lo em até 10 segundos. Sendo assim, qual seria o melhor motor para instalação de portão eletrônico?

Neste caso, optaríamos pelo modelo KDZ speed.

Podemos verificar (na tabela abaixo) que todos os motores suportam este fluxo de aberturas.

A velocidade de abertura é de 9 segundos, desta forma ele vai superar a nossa expectativa.

Além disso, em relação ao peso de 450kg, não temos este peso na tabela , sendo assim, devemos optar sempre por um motor que suporte maior peso para que ele possa trabalhar superdimensionado.

 

 

Linha de automatizador comercia, também conhecida como automatizador semi industrial:

 

Esta linha foi desenvolvida para atender as necessidades de motor para portão de condomínio e empresas, onde durabilidade e confiabilidade são muito importantes.

Ela é capaz de fornecer uma grande quantidade de ciclos por hora, com índice mínimo de desgaste, o que faz dele a melhor opção em portão eletrônico para condomínio.

Graças ao seu material de primeira qualidade e a utilização de 5 (cinco) rolamentos, a linha Grand KDZ é a solução perfeita para utilizações de alto fluxo como condomínios, estabelecimentos comerciais e estacionamentos. Pode também ser usada em residências, por ser uma máquina de extrema versatilidade.

Tudo isso a um preço muito competitivo!

As perguntas que devemos fazer são as mesmas da linha residencial, sendo elas:

  • Quantidade de ciclos/hora para 3 metros.
  • Velocidade nominal em metros por min.
  • Peso máximo do portão em Kg.

Exemplo

Temos um portão de 1000kg com 6 metros de comprimento e queremos que ele abra em, no máximo, 15 segundos e terá um fluxo de até 60 aberturas em uma hora.

Com estas especificações, conferindo a tabela, vamos notar que o único motor que atenderá a nossa expectativa será o Gran KDZ TSI Speed. Pois ele suporta 1200 kg (mais pesado que o peso do nosso portão) e suporta um fluxo continuo de aberturas, ou seja, pode abrir e fechar ele o tempo todo sem que ele superaqueça e pare de funcionar. Além disso, ele abre 3 metros em 5,8 segundos, como o nosso portão tem 6 metros basta multiplicar por dois que veremos que ele abrira em 11,6 segundos, número este que supera nossa expectativa.

 

 

Linha de automatizador industrial:

Esta linha de motores é ideal para portões grandes e pesados – detalhe muito importante para você saber se é nesta linha que será encontrado o melhor motor para instalação de portão eletrônico , conforme a sua necessidade. Comumente, os motores dessa linha são aplicados como portão eletrônico de estacionamento com alta rotatividade e portão eletrônico industrial em grandes empresas. Produzido com materiais mais fortes, coroa de bronze e redução banhada a óleo garantindo performance superior e baixíssimo índice de manutenção.

Novamente, analisaremos os mesmos questionamentos para dimensionarmos o motor ideal para o seu portão, dentro da linha industrial:

  • Quantidade de ciclos/hora para 3 metros.
  • Velocidade nominal em metros por min.
  • Peso máximo do portão em Kg.

Exemplo:

Temos um portão de 9m com 1900Kg que terá um acionamento praticamente continuo em uma determinada hora do dia, queremos que este portão abra em, no máximo, 20 segundos

Verificando a tabela com estas informações, nos deparamos com modelo Durata 2.0 TSI Speed.

Pois ele é o único que atende nossa necessidade de velocidade atendendo também a de peso e acionamento. Ele consegue abrir 3 metros de portão em 6 segundos, como nosso portão tem 9 metros, ele irá abri-lo em 18 segundos.

 

 

  • Recapitulando, nesse artigo, falamos sobre como escolher o melhor motor para instalação de portão eletrônico. Em relação à instalação de portão eletrônico, seja para qualquer tipo de aplicação, entre em contato conosco para orçamento e agendamento.
Compartilhe:

Leave a Reply