Manutenção em portão eletrônico

Dicas de manutenção preventiva em portão eletrônico

By: | Tags: , , , | Comments: 0 | agosto 28th, 2015

Ter um portão eletrônico em bom funcionamento é excelente, pois proporciona praticidade e segurança. Mas como qualquer equipamento eletroeletrônico ele necessita de cuidados e manutenções preventivas para ter uma vida útil maior.

Vamos a algumas dicas simples que podem evitar muita dor de cabeça:

*Sempre mantenha o local entorno do automatizador limpo e arejado a fim de evitar a proliferação de insetos e acumulo de umidade nas partes elétricas do equipamento.

*Proteja o automatizador de cachorros, muitas vezes eles acabam quebrando a carenagem ao pular no portão eletrônico, ocasionando a entrada de água e insetos para dentro do motor e placa de comando. Devemos dar uma atenção especial quanto a cachorros e machos, eles urinam no automatizador e este líquido acelera absurdamente a oxidação das peças metálicas, proporcionando o travamento de peças moveis.

*Sempre verifique as condições das roldanas dos portões deslizantes, muitas vezes seus rolamentos quebram proporcionado o travamento das roldanas oque ira tornar o portão muito pesado, sobrecarregando o automatizador e diminuindo consideravelmente vida útil de seu portão eletrônico.

*Verifique as condições dos cabos dos contrapesos dos portões basculantes, durante o sobe e desse de anos eles se desgastam e acabam rompendo, após esse rompimento todo o peso do portão é aplicando no automatizado oque na maioria das vezes ocasiona na quebra da porca acionadora e o entortamento da calha do mesmo. Alem de ser extremamente perigozo pois um portão residencial pesa em media 500Kg e todo esse peso pode cair em cima de um carro ou em uma pessoa.

*Em portas e portões automáticos ou não sempre existem partes que devemos manter lubrificadas: Em portões deslizantes devemos dar uma atenção especial para o guia do portão, é aquela parte que faz contato do portão móvel com a grade ou alvenaria fixa,  este contato normalmente e feito ferro com ferro o que gera um grande atrito criando assim um portão muito pesado para correr caso não seja lubrificado corretamente. Já em portões basculantes devemos verificar a calha onde corre o cabo de aço, neste local há um grande atrito dos pinos que ligam o portão ao cabo de aço com as paredes desta calha, devemos manter estas paredes sempre bem lubrificadas para diminuirmos o atrito e evitarmos o travamento do portão. *

Também devemos ter um cuidado especial com os automatizadores que contem acionamentos por fuso, pois este fuso trabalha em atrito com a porca acionadora que movimenta o portão exigindo assim uma excelente lubrificação ( Ler dica de Lubrificante).

De lubrificar as partes moveis de sua porta ou portão automático é necessário um tipo especial de lubrificante: Devemos evitar graxar muito viscosas, elas acumulam poeira, ressecam com facilidade e suas viscosidades e aumentam ainda mais no inverno. Devemos utilizar graxas à base de lítio, elas proporcionam uma excelente lubrificação e proporcionam uma proteção contra corrosão e oxidação. Caso você não encontre em sua cidade esta graxa pode utilizar lubrificantes em Spray também.

Compartilhe:

Leave a Reply